Vamos falar sobre saúde mental?
No mês de setembro, o mês de prevenção contra o suicídio, convidei a psicóloga Blenda Marcelletti, Doutora em psicologia pela PUC-SP, para bater um papo sobre saúde mental e os desafios que enfrentamos.
O conceito de saúde mental não é ausência de equilíbrio, e sim como você sai das adversidades do dia a dia.
A gente não consegue ficar imune ao que está do lado de fora. No mundo que nós vivemos, que tudo é para ontem, que as pessoas não respeitam os processos, é muito importante você criar essa resistência interna e fazer uma curadoria com o que entra e o que sai.
Vamos conversar um pouco sobre isso, mas aqui você pode assistir a live completa sobre esse assunto com a Blenda no meu Instagram.
https://www.instagram.com/tv/CibRCOAJjOw/?utm_source=ig_web_copy_link
A convivência com muitas máquinas, faz com que nós nos comparamos a uma.
A natureza do ser humano não foi treinada para essa rapidez, na nossa natureza precisamos plantar, esperar e colher.
A quantidade de notícias, informações que recebemos durante o dia, é muito grande. O nosso cérebro não consegue metabolizar tudo isso em pouco tempo e as emoções também não conseguem ser decodificadas. Com esse ritmo o índice de ansiedade é muito alto.
Uma das coisas que me acalmam é pensar que não estamos sozinhas. Todos os transtornos que conhecemos tem alguém que passa por isso. O sentimento de culpa, muitas vezes nos impossibilita de pedir ajuda.
Você não é assim, você está assim.
Primeiro cuide de você para depois tomar uma decisão, porque no momento da aflição e na confusão dos sentimentos você pode acabar tomando atitudes equivocadas.
Sempre que você precisar tomar uma decisão repentina e perceber uma insatisfação com tudo, é preciso olhar para nossa realidade interna e se fortalecer para ter escolhas melhores.
Um abraço no seu coração,
CaCelico
