Filhos | erros + acertos
VAMOS FALAR SOBRE EDUCAÇÃO DE FILHOS?
Educar pode ser tanto processo de transmissão de conhecimentos e valores, como também criar condições para que nossos filhos se desenvolvam.
É muito desafiador o processo de educação, principalmente nesse momento que vivemos, que a tecnologia está muito presente no nosso cotidiano. Com todas essas inovações, o mais importante é estar com nossos filhos, ter um tempo de qualidade com cada um deles.
Organizar a vida deles é muito importante para sabermos que estamos realizando o nosso papel de pais. Portanto, o que eles mais sentem falta é da nossa presença física, o diálogo e brincadeiras.
Hoje que meus filhos estão mais velhos, Luca 14 e Bella 11 é mais fácil ter um diálogo e explicar as coisas com mais clareza.
AS PALAVRAS QUE ESCOLHEMOS PARA FALAR COM OS NOSSOS FILHOS É ESSENCIAL!
A linguagem que vai ser usada para falar com as crianças, precisa ser pensada para facilitar o entendimento e também para não chateá-los.
Algumas coisas que a neurolinguística explica pode ajudar no entendimento da criança. Como, por exemplo: Agradecer antes mesmo do seu pedido ser atendido; Sempre começar os diálogos usando palavras de atenção, como: “veja”, “pense” e “escute”; Induzir sempre atitudes positivas; Auxiliar seus filhos no processo de parar dizer a frase: “não consigo”;
A obediência traz inúmeros benefícios para nós, algumas coisas são importantes como ensinar que eles precisam respeitar as autoridades e outra coisa é o tempo na frente das telas. Saber estipular a duração que eles podem ficar é algo que só a família de cada um pode determinar com base na rede de apoio.
“É muito paradoxal esse processo que a sociedade vem criando, quando olhamos para a infância, vemos a precocidade sendo alimentada” - Ilan Brenman, que trouxe sua contribuição para o novo episódio do meu Podcast PodC. Nesse episódio, falei sobre Educação dos filhos. Para assistir o episódio completo clique aqui.
Um abraço no seu coração,
CaCelico
